top of page

QUEM FOI QUEM

Rubens Milioni, uma vida dedicada à vinícola, à família e a diversas entidades locais



Se houvesse um concurso, ele seria eleito tranquilamente o membro mais alegre da família Milioni. Estava sempre sorrindo, mesmo depois que perdeu a fala, mas mesmo assim procurava se comunicar com as pessoas, prezando a família e as amizades. Nascido em Salto aos 7 de março de 1930, foi registrado no dia 20 nesse mês e ano e por isso comemorava seu aniversário nesta última data. Viveu 91 anos e durante toda ela se dedicou à empresa da família, a Vinícola Milioni, depois denominada Vinícola Viterbo, tendo em vista uma ação judicial praticada por uma empresa que se sentia prejudicada com o nome parecido, a Milani, que fabricava groselha e outras bebidas.





Com os irmãos Ezio, Octávio e Ênnio e neto Júlio (ao centro) e com as sobrinhas na Vinícola Milioni na produção da champanhe Viterbo

Rubens e seus irmãos Ênnio, Ézio, Octávio e assumiram a vinícola na década de 1950, depois de ela ter sido fundada por Zeferino Milioni, o “Velho Roma”, passando para o pai dos 4 irmãos (Ermenegildo) em 1954. Seus produtos (vinhos, champanhe, bagaceira e outras bebidas) eram vendidos em todo o Estado e até em estados vizinhos, sendo muito apreciados, mas a grande concorrência exigiu o fim das atividades em 1992.

Tomando posse como presidente do Rotary Club de Salto, em 1968 e foi um dos rotarianos que receberam o Premio Paul Harris (1986)

Rubens sempre viveu em Salto, tendo realizado seus primeiros estudos no único grupo escolar saltense existente na época (o atual Tancredo do Amaral) e principalmente na Escola Italiana, que passou a denominar-se Escola Anita Garibaldi. Sempre se dedicou à vinícola e por isso não teve a oportunidade de realizar outros cursos, mas era figura importante na empresa da família. Porém ele não se satisfazia apenas trabalhando. Precisava exercer outras atividades na cidade e por isso logo procurou se entrosar com os muitos amigos que possuía, fazendo parte de diversas entidades, dentre elas a Sociedade Instrutiva e Recreativa Ideal, chegando a ocupar cargos na diretoria e no Conselho Deliberativo durante vários anos.

Em 1964 o fato de Rubens ser uma pessoa ativa e com muitas amizades, levaram-no a ser convidado para fazer parte de duas importantes sociedades que surgiram na cidade, o Rotary Club de Salto e o Clube de Campo Saltense, que foram fundados naquele ano. Ele participou da fundação de ambos e logo se destacou como um dos principais dirigentes. No Rotary, por exemplo, foi o 5º presidente, ocupando o cargo de junho de 1968 a junho de 1969. Foi sempre um membro dedicado ao clube, recebendo inclusive prêmios como o “Paul Harris” e ainda incentivou seus filhos a dele fazer parte, sendo que um (Rubens Ronaldo Milioni) também ocupou a presidência (2000 a 2001).

Rubens na Sociedade Italiana, ao lado dos ex-presidentes Manavello e Lino Tabarin e do presidente atual José Odair Peron e descerrando a placa na inauguração da sede do Corpo de Bombeiros

Rubens foi também um dos fundadores do Clube de Campo Saltense, colaborando sempre para sua manutenção e crescimento, principalmente do patrimônio. Era ainda um assíduo frequentador, juntamente com seus familiares. Também prestigiava outras entidades locais, como os clubes A.A. Saltense e Guarani Saltense A.C. e associações da terceira idade, inclusive comparecendo a eventos por elas patrocinados.

Era também um defensor das boas causas na cidade, podendo-se citar dentre elas a construção da sede do Corpo de Bombeiros, da qual ele participou ativamente, sendo convidado, inclusive, para descerrar a placa comemorativa, juntamente com o comandante tenente Aguiar, quando de sua inauguração.


Sociedade Italiana – Um fato que necessita ser destacado é que Rubens foi o primeiro presidente não italiano da Sociedade Italiana Giuseppe Verdi. Ele não só colaborou com a entidade quando ocupou o cargo, mas sempre a prestigiou até praticamente os seus últimos dias de vida.

Cantando músicas italianas no Restaurante Macarronada Italiana e com sua esposa Eure

Grupo Salto – Além de todas essas atividades, ainda se destacou como cantor de músicas italianas. Foi formado um grupo na cidade, integrado por ele, Antonio (Dide) Maestrello, Clóvis Blaido, José Tatangelo e outros, que se apresentavam em clubes da cidade. Uma participação que tornou o grupo conhecido foi no Restaurante Macarronada Italiana, que funcionou durante algum tempo no Shopping Center Salto. Em diversas ocasiões ocorriam as apresentações, sempre prestigiada por um grande público. Depois do fechamento desse restaurante, o grupo continuou na ativa, apresentando-se na Sociedade Italiana, Rotary Club e em outros locais.

Casamento de Rubens com dona Eure e o casal com seus filhos Gladis, Nádia, Júlio e Rubens Ronaldo

Família – Rubens era filho de Rosa Miloco e Ermenegildo Milioni e casado com Eure Tonello Milioni, com quem teve 5 filhos, um dos quais faleceu (Ronalda). Os atuais são: Nádia, Rubens Ronaldo, Gladis Neda e Júlio Nilo.

Faleceu aos 91 anos de idade, em 15 de novembro de 2021.




Comments


Posts recentes
bottom of page