QUEM FOI QUEM
Otto Teixeira Schiffel tinha vasta cultura e foi diretor do jornal “Folha de Salto”
A imprensa saltense contou no início e em meados do século passado com pessoas dedicadas, que militaram em nossa imprensa, ainda incipiente e que lutava com muitas dificuldades para subsistir. Ele foi diretor do jornal “Folha de Salto”, que surgiu em 1947 e que era impresso na Tipografia Alvarez, localizada na Rua Dr. Barros Jr., 88, a qual se considerava “a melhor tipografia da Zona Ituana”. Em sua primeira edição, o jornal apresentava Otto, dizendo que o mesmo era “filho desta terra, velho joralista, afeito às lides literárias e defesa dos interesses dos oprimidos”. Acrescentava que o órgão de imprensa não tinha finalidade política ou religiosa e que seu futuro estava assegurado no programa que traçou.
Conforme consta da crônica de Desdêmona Ignácio, publicada no jornal Taperá em 12/07/1997, Otto Teixeira Schiffel nasceu em Salto em 14 de agosto de 1908, filho de Silvia Teixeira e Otto Schiffel, este vindo da Alemanha para o Brasil. Ele e seu irmão Willy ficaram órfãos ainda com pouca idade e foram criados pela irmã de Silvia, Elvira Teixeira. Otto estudou nove anos num colégio de frades, em São Paulo, como interno, no qual adquiriu vasta cultura, aprendendo vários idiomas, como alemão, inglês, francês, espanhol, russo, italiano, etc. Cursou também engenharia, mas teve que interromper os estudos um ano antes de se formar.
Trabalhou no escritório da Brasital S.A., na Têxtil Assad Abdalla (atual York), com o engenheiro Genaro Ghezzi e na Prefeitura Municipal de Atibaia. Em 1932 participou da Revolução Constitucionalista, como sargento, atuando na região de Itapetininga.
Família – Otto casou-se com dona Elvira Faião em 20 de julho de 1946, tendo o casal 3 filhos: Victor, Otto e Aura.
Faleceu em Indaiatuba, onde passou seus últimos anos de vida, em 22 de janeiro de 1959.
Comments