QUEM FOI QUEM
Cônego Gastão Oliboni foi o primeiro pároco na instalação da Paróquia São Benedito
Seu nome civil era Rubens Oliboni, mas como cônego da Ordem Premonstratense era chamado de Cônego Gastão Oliboni, nome pelo qual ficou na história da religião Católica e inclusive na própria história de Salto, pois foi o primeiro pároco empossado na instalação da Paróquia São Benedito, que ocorreu em 27 de fevereiro de 1966. Na oportunidade o Cônego Gastão celebrou missa, durante a qual se dirigiu ao grande número de fiéis, dizendo de sua satisfação em participar da cerimônia, assinalando que vinha a Salto para servir a comunidade católica. O evento contou com a participação do bispo diocesano, dom Antonio Maria Alves de Siqueira, do monsenhor João da Silva Couto, do padre auxiliar Oswaldo Giuntini, deputado Archimedes Lammoglia, prefeito Joseano Costa Pinto, vereadores, etc. A Banda Gomes-Verdi abrilhantou a solenidade.
O cônego Gastão Oliboni desde logo se entrosou com a comunidade católica da Vila Nova e também com a população saltense, fazendo-se sempre presente nos principais eventos realizados na cidade. Isso levou, inclusive, o Lions de Salto a convidá-lo a fazer parte desse clube de serviços, tendo ele tomado parte logo no primeiro ano de existência dessa entidade.
No Lions Clube – Fundado em dezembro de 1966, o Lions Clube de Salto recebeu sua carta constitutiva numa grande festa realizada no Clube Ideal no dia 5 de março de 1967 e nessa ocasião aconteceu a posse do cônego Gastão como “leão”. Existiam pessoas que entendiam que um sacerdote não podia fazer parte de um clube de serviços, mas o cônego Gastão não levou isso em conta, pois ele consultou as autoridades eclesiásticas, das quais recebeu “sinal verde”, e, antes de assumir o compromisso, segundo publicou a revista Taperá em 4 de fevereiro de 1967 ele teve a oportunidade de conhecer os estatutos e os regulamentos do Lions. Na festa realizada no Ideal, ele e mais 5 pessoas foram admitidos como sócios e receberam os distintivos correspondentes, antes de participarem do almoço oferecido aos presentes.
Quase 3 anos – O cônego Gastão permaneceu quase 3 anos como pároco da igreja São Benedito (que não era ainda matriz), participando das muitas festas que eram ali realizadas, além de cumprir suas tarefas religiosas demonstrando sempre satisfação e desejo de atender o grande número de fiéis, que compareciam às missas, procissões e outros eventos religiosos. Também realizou muitos batizados e casamentos, demonstrando seu apreço pelas famílias que constituíam a base para as principais atividades religiosas.
Deixou a Paróquia São Benedito em janeiro de 1969, sendo substituído pelo cônego Gastão Ivo Wells, também da Ordem Premonstratense. Posteriormente, a partir de 1992 ele foi pároco da igreja de São Sebastião, de Jaú, sede da Ordem, onde atuou por 2 anos. Nessa cidade passou a residir no Colégio Premonstratense, tendo voltado a Salto em algumas ocasiões, para matar saudades de sua paróquia e rever os amigos e as pessoas com quem conviveu, inclusive outros padres e diáconos.
Faleceu em 1º de janeiro de 2012.
Ele foi homenageado pela Câmara e Prefeitura de Salto, sendo seu nome dado a uma avenida do Residencial Vila Martins.
Ordem Premonstratense – A Ordem Premonstratense, originalmente chamada de Ordem de São Norberto, é uma ordem religiosa da Igreja Católica. Consiste num ramo que derivou da ordem dos cônegos regulares de Santo Agostinho, fundado em 1119 por São Norberto (nascido em Xanten, no Baixo Reno, por volta do ano 1080) em Prémontré, um pântano isolado na floresta de Coucy, na diocese de Laon, França. Possui também o ramo feminino das monjas premonstratenses. Os premonstratenses são Cônegos Regulares, isto é, religiosos que formam uma Igreja local em torno do abade e em comunhão com a Igreja de Roma. São religiosos sacerdotes, homens que procuram seguir os exemplos de Jesus Cristo e viver seu Evangelho, consagrados a Deus pela promessa de conversão continua dos costumes pelos votos de castidade, pobreza e obediência, ordenados para o serviço para o povo de Deus.
Comments