QUEM FOI QUEM
QUEM FOI QUEM
Roberto Maluf, grande benfeitor de entidades saltenses e um dos fundadores da Eucatex
Apesar de não ser saltense de nascimento, Roberto Maluf viveu grande parte de sua vida em Salto, como diretor de uma de nossas principais indústrias, a Eucatex S.A. Não residia na cidade, mas estava sempre em sua empresa, da qual foi um dos fundadores, juntamente com seu irmão Paulo. Aliás, Roberto teve participação decisiva na fundação da Eucatex, pois ele tinha sido convidado para trabalhar na Duratex e como as condições não eram favoráveis, preferiu montar um negócio próprio com seu irmão. Ele já tinha certo conhecimento da área industrial, pois seu pai Salim Farah Maluf era dono da Serraria Americana, em São Paulo e deixou aos seus filhos um legado não apenas material, mas de trabalho, de força de vontade, de luta, como frisou Roberto numa edição da Revista da Eucatex. E completava dizendo que ele lhes ensinou “o respeito e o prestígio que serviram de impulso para os primeiros e temerosos passos”.
Desde a implantação da Eucatex em Salto, em 1951, Roberto foi o diretor-presidente da empresa que foi a maior geradora de empregos na cidade, chegando a mais de 2.000. Ela se instalou em terreno da antiga Chácara Barrote, com o objetivo de industrializar o eucalipto para substituir a madeira de lei. As linhas de produção foram surgindo com vendas em todo o Brasil e inclusive exportando para diversos países.
Sob a direção de Roberto, a Eucatex primava pela seriedade, cumprindo seus compromissos financeiros inclusive com os colaboradores, aos quais fazia empréstimos facilitados, autorizou a montagem de um posto bancário no interior da fábrica, implantou um restaurante para os funcionários, alojamento para trabalhadores solteiros no Jardim Santa Lúcia, criou um Centro de Treinamento e instalou uma clínica de assistência médica para os trabalhadores e familiares, dentre outros benefícios. Na área industrial, a Eucatex cresceu, tendo fundado em novembro de 1994 uma fábrica de tintas que está entre as maiores do país.
Foi responsável pela colaboração a diversas entidades locais, dentre elas a Associação de Educação do Homem de Amanhã de Salto, fornecendo cerca de 500 refeições diárias aos “guardinhas”, além de um bom número de refeições aos idosos do Lar Frederico Ozanam. Também foi um grande colaborador da Casa do Menor, Loja Maçônica Humanidade e Apae.
Roberto ocupou a presidência da Eucatex até 1996, quando foi substituído por seu sobrinho Flávio, filho de Paulo Maluf, que continua à frente da empresa. Ele também ocupou cargos importantes, como a presidência da Associação das Indústrias do Estado de S. Paulo e da Associação Comercial de São Paulo. Também comandou outras empresas da família, como a Serraria Americana e a Imobiliária Santa Terezinha.
Homenagens – Roberto Maluf foi homenageado com o título de Cidadão Saltense, proposta apresentada pelo vereador Nelson Mosca e aprovada por unanimidade no Legislativo saltense, num reconhecimento ao seu grande trabalho como industrial e benfeitor. Também foi dado seu nome a uma das ruas do Loteamento Industrial e Comercial Julio Ustrito, sugerido pela Comissão de Nomenclatura, aprovado pela Câmara e sancionado pelo prefeito.
Família – Roberto era casado com Lina Saiagh Maluf, com quem teve 3 filhas: Marilu, Roberta e Adriana.
Ele faleceu em 23 de abril de 2002, depois de ficar 39 dias internado no Instituto do Coração, em São Paulo.
Comments