QUEM FOI QUEM
Valdemar Bergamo: empresário, esportista e idealizador da Festa de São Cristóvão

Valdemar Bergamo se destacou em pelo menos três setores da comunidade saltense: foi empresário de sucesso durante alguns anos, presidente da Associação Atlética Saltense, técnico vitorioso no Clube da Emas e também foi o idealizador da Festa de São Cristóvão, realizada a partir de 1980. Nascido em Salto em 1941, começou a trabalhar aos 8 anos de idade com seu pai, Alfredo Bergamo, que tinha um caminhão. Frequentava a escola (Grupo Escolar Tancredo do Amaral) e nas horas de folga acompanhava as viagens para locais próximos. Na época não havia muitos caminhões em Salto e o do seu pai era um dos poucos. Apaixonou-se pela profissão de caminhoneiro e aos 13 anos, quando estudava na Escola Anita Garibaldi, resolveu abandonar os estudos e passou a trabalhar como ajudante, até completar a idade para tirar a carta de habilitação. Trabalhou até 1973 como caminhoneiro, quando surgiu a ideia de fundar, com seu irmão Rubens, a Bergamo Transportes em 20 de junho desse ano.
Ele já tinha um caminhão, seu irmão outro e resolveram comprar mais um em sociedade com um parente. A empresa foi crescendo, chegando a ter 30 veículos, mas teve que reduzir esse número em virtude dos problemas que enfrentou. O primeiro foi no governo Collor, quando o dinheiro dos empresários foi bloqueado, ocorrendo a redução das 30 cargas por dia para meia carga, em março de 1990. Só 15 meses depois a situação melhorou, a empresa fez alguns investimentos, manteve os funcionários, mas em 1991 veio o Plano Real, que enfraqueceu novamente o mercado.
Em agosto de 1993 Valdemar se afastou da empresa, pois assumiu o cargo de juiz classista da Justiça do Trabalho, passando o comando para seu filho enquanto seu irmão Rubens transferiu para sua filha. Em 1996 a Bergamo passou por novos problemas internos administrativos, financeiros, com a crise se acentuando até que finalmente ela praticamente suspendeu suas atividades.

Destaque Empresarial – O destaque de Valdemar como empresário repercutiu, pois em 1989 ele foi homenageado como Empresário do Ano na área de Transportes pelo Instituto Brasileiro de Desenvolvimento Educacional, recebendo a homenagem nas dependências da Bergamo.
São Cristóvão – Valdemar criou a Festa de São Cristóvão, conhecida também como “Festa dos Caminhoneiros”. Nua entrevista ao Taperá em 1996 ele disse que a ideia surgiu quando era caminhoneiro e descia a serra de Santos, dormiu ao volante e, quando acordou, estava prestes a cair numa ribanceira, atribuindo sua salvação a São Cristóvão, daí a decisão tomada. Inicialmente, no início dos anos 1980 a festa era só para os funcionários da Bergamo, com missa e churrasco. Essa festa obteve a ajuda de empresários, constituindo-se numa confraternização entre as pessoas que militam na área dos transportes.


Esportista – Ele se destacou também no esporte local, tendo sido presidente do Conselho e depois da Diretoria da Associação Atlética Saltense, nos anos de 1988 e 1989. Como presidente do tricolor, Valdemar realizou uma grande obra em favor do patrimônio do clube. Ele reformou completamente as duas piscinas, a de adultos e as duas menores. A primeira teve reduzida sua profundidade, para permitir o uso por um número maior de associados e as outras duas tiveram seu sistema de filtragem substituído, assim como a casa das máquinas, havendo ainda a troca de pedras e azulejos.
Valdemar brilhou também como técnico da equipe da Emas, que foi três vezes campeã amadora da cidade: em 1965 disputou o supercampeonato contra o Nacional e saiu vencedora. Foi a estreia de Valdemar como técnico, que repetiu o feito nos anos de 1967 e 1968. No primeiro ano foi também supercampeão, pois terminou empatada com a Saltense em primeiro lugar; em 1968 foi bicampeão, derrotando o Guarani por 8 a 0, na última partida.


Falecimento – Valdemar faleceu no dia 26 de fevereiro de 2021, aos 80 anos de idade, deixando esposa e filhos.
Comentarios