top of page

QUEM FOI QUEM

Cesarino de Aguiar orientava jovens nos setores esportivo, religioso e social



Nascido em 1921, Cesarino de Aguiar viveu 72 anos, a maior parte dos quais dedicou-se a orientar os jovens em diversos setores, principalmente nos esportivo, religioso e social. Era uma pessoa admirada, pois utilizava praticamente todo seu tempo, depois que se aposentou, a dar suporte às atividades àqueles que iniciavam a vida e necessitavam de uma orientação segura. Na área esportiva, por exemplo, chegou a dirigir alguns clubes da cidade, mas sua dedicação maior foi atuando na Associação Atlética Avenida, o que fez durante vários anos. Também organizava campeonatos, como o juvenil, vencido pelo Vila Ideal. As categorias de menores dessa agremiação mereciam a atenção de Cesarino, pois sabia que uma boa base era fundamental para os que se iniciavam nas disputas futebolísticas pudessem ansiar por um futuro de sucesso.


Cesarino premiando com troféus e medalhas vencedores do campeonato que ele organizou

Ele revelou vários atletas, que se sobressaíram também como pessoas integradas na sociedade, o que foi demonstrado, por exemplo, por ocasião de uma homenagem que ele recebeu da Câmara Municipal de Salto, em 1991, quando atletas que ele revelou, como José Carlos Rodrigues da Rocha e José Roberto Merlin reconheceram que as orientações por ele prestadas foram importantes em suas vidas. Na época José Carlos era um político vitorioso, que exerceu vários cargos, inclusive no Executivo, e José Roberto era o então presidente do Legislativo saltense. Por ocasião dessa homenagem, o segundo teve a oportunidade de ressaltar o trabalho realizado por Cesarino em favor de centenas de jovens, citando, além dele e de José Carlos, outros que também se sobressaíram, como o dr. Pedro Baldi Júnior e Romário Moreira Nery. Citou que o homenageado naquele dia incentivava os rapazes a participar de peças teatrais, jogos, atividades culturais, etc.

Naquela oportunidade estava presente o filho de Cesarino, o padre Luiz Antonio de Aguiar, que leu a oração do Círculo Católico, que Cesarino dirigia, e que também entregasse ao seu pai uma placa de prata que a Câmara lhe destinou, para marcar a data. Aliás, a atuação de Cesarino no setor religioso foi também destacada na oportunidade pelos oradores que se fizeram ouvir, o que demonstra que seu trabalho na área esportiva estava bem alicerçada, pois a religião é fundamental para moldar o caráter dos jovens.


Cesarino recebendo uma placa de prata do seu filho padre Luiz Antonio, na Câmara

Outras homenagens – Além dessa homenagem que lhe foi prestada pela Câmara, Cesarino foi alvo de outras, como ocorreu em abril de 1997, quando seu nome foi dado a um centro de lazer inaugurado no Jardim Marília. O requerimento propondo a homenagem foi apresentado pelo vereador Djalma Moreira Nery e aprovado por unanimidade de votos.

Uma outra homenagem foi-lhe prestada por ocasião da denominação dada ao Residencial São Valentim. Uma das vias desse condomínio recebeu o nome de Cesarino, em proposta aprovada pela Câmara e sancionada pelo prefeito Geraldo Garcia, em dezembro de 2020.


Família - Cesarino era casado com Olga de Aguiar, com quem teve 6 filhos: Francisco, Roberto, Maria das Neves, Maria Helena e Luiz Antonio.

Faleceu em 15 de setembro de 1993, aos 72 anos de idade. Ele foi velado na matriz de Monte Serrat, pois era muito ligado a essa igreja e sepultado no dia seguinte.







Posando com a esposa Olga, por ocasião da homenagem que recebeu na Câmara de Salto

Comments


Posts recentes
bottom of page