top of page

QUEM FOI QUEM


Aldo Negri se preocupava em preservar e divulgar a história da cidade onde nasceu



Não são comuns pessoas como Aldo Negri, um saltense que se preocupava com a preservação e procurava divulgar a história de Salto, onde nasceu em 6 de maio de 1922. Era filho de dois personagens que marcaram presença na cidade, José Negri, conhecido como “Bepe” e Milagros Herrero Negri, chamada por todos de “Milagre”, casal que era proprietário da “Quitanda da Milagre”, que funcionava em frente ao Clube Ideal. Em suas conversas, gostava de relembrar o passado, citando muitos fatos de que tinha conhecimento e muitos dos quais havia participado. Casos ocorridos nos mais de 70 anos de sua vivência no município eram por ele ressaltados, assim como as pessoas que participaram da maioria deles. Inclusive colecionava fotos da vida saltense, constituindo-se num dos maiores doadores do Museu da Cidade quando o mesmo foi criado.



Aldo num carnaval da década de 1940, como “noiva” de Archimedes Lammoglia

Aldo estudou no Grupo Escolar (atual Escola Estadual) Tancredo do Amaral. Era uma pessoa alegre que desde criança gostava de participar das brincadeiras numa Salto que não apresentava muitos atrativos. Quando adolescente, ajudava seus pais na quitanda e continuou atuando como personagem de eventos como o carnaval, inclusive se fantasiando de “noiva” num “casamento” com seu grande amigo Archimedes Lammoglia.

Participava de diversos setores da vida saltense, frequentando suas sociedades e foi até dirigente de algumas delas. Gostava de futebol, tendo acompanhado por muitos anos os jogos das equipes locais, principalmente da A.A. Saltense. Também se fazia presente nos eventos culturais e era um admirador das bandas de música da cidade, inclusive da União Musical Gomes-Verdi, da qual foi vice-presidente da diretoria.




Num evento ao lado do historiador Ettore Liberalesso e em frente ao cineasta Anselmo Duarte (à dir.), na década de 1990

Família – Aldo era um dos 4 irmãos filhos do casal Bepe e Milagre. Os outros três eram Angela. Anibal e Ada. Ele casou-se com Norma Maestrello em 5 de fevereiro de 1949, com quem teve 3 filhos: Marta, Maria Clara e Aldo Júnior.

Faleceu aos 73 anos de idade, em 5 de dezembro de 1995

Comments


Posts recentes
bottom of page