top of page

QUEM FOI QUEM

José Garcia Salva doou áreas para uma capela e para um centro de lazer


Descerramento da placa da área de lazer pelo prefeito Geraldo Garcia, vice Juvenil Cirelli, presidente da Câmara, Eliano A. de Paula e familiares de José Garcia Salva

Filho de imigrantes espanhóis, José Garcia Salva, conhecido como “Zé Garcia”, nasceu em Salto aos 30 de janeiro de 1926 e herdou dos pais a seriedade, honestidade, amor à família, à terra e ao trabalho. Foi pedreiro, bastante conhecido em Salto pelo seu capricho e competência em tudo que fazia. Participou da construção de diversas obras importantes na cidade, dentre elas a antiga Creche da Brasital S.A., que hoje abriga a Secretaria Municipal da Cultura. As primeiras construções serviram para que ele se especializasse no ofício de pedreiro, o que lhe proporcionou uma boa renda. Juntando suas economias, em 1948 adquiriu as terras que hoje compõem os Jardins Santa Terezinha e Jardim Maria José, onde viveu com sua esposa Thereza Couto Salva e seus quatro filhos, por vários anos, ainda quando não existiam os dois bairros, mas o Sítio Santa Terezinha.

Gostava muito de cavalos e sua grande paixão era participar anualmente da romaria Salto-Bom Jesus de Pirapora, o que o tornou ainda mais conhecido na cidade. No ano de 1983 as terras do Sítio Santa Terezinha foram divididas em 220 lotes dos loteamentos que ali foram implantados e hoje são locais de moradia para muitas famílias que formam as comunidades de Santa Terezinha e Maria José.


A área de lazer que recebeu o nome de José Garcia Salva

Doações – Demonstrando ser uma pessoa de bom caráter, na época da abertura do loteamento doou uma área para a Diocese de Jundiaí, a pedido da senhora Antonia Nicácio, sendo construída no local a Capela de Santa Terezinha. Além dessa, também reservou uma área para nela ser construída de uma área de lazer para uso comunitário, que recebeu seu nome através de propositura aprovada pela Câmara de Salto em dezembro de 2011, numa homenagem justa a uma pessoa benemérita.


Família – José Garcia Salva era filho da conhecida Dona Dolores, que foi proprietária do bar inaugurado em setembro de 1945, que foi dirigido por um dos seus irmãos durante alguns anos, quando era conhecido como “Bar do Pierin” e depois foi transferido para vários locatários. Ele era irmão de Jesuíno Garcia Salva, também conhecido como “Pierin”, mas que não respondia pelo bar.

Um dos seus filhos era Jesuíno, conhecido por “Ino”, que era um dos entusiastas pela Romaria de Salto a Pirapora. Outro filho era José, que era proprietário de uma imobiliária e que foi dono da Choperia que funcionou na Avenida D. Pedro II, ao lado da Câmara Municipal de Salto

O falecimento de José Garcia Salva ocorreu em 27 de dezembro de 2000, quando ele contava 74 anos de idade.


José, um dos filhos do doador, usando da palavra para agradecer a homenagem

Comments


Posts recentes
bottom of page